quinta-feira, agosto 31, 2006

SÃO OU NÃO SÃO "ASSUSTADORAMENTE" PARECIDOS?!

Desde que a Adriana nasceu que as pessoas começaram a dizer que é muito parecida com o pai. Eu, pessoalmente, sempre tive dificuldades em reconhecer parecenças, especialmente quando se trata de bebés. No entanto, pouco tempo depois do nascimento revi umas fotos do papi e encontrei semelhanças.

Na altura achei super engraçado, mas nada do outro mundo. Afinal de contas, ela é filha dele, certo?! No entanto, quando esta semana revi esta e outras fotos, fiquei verdadeiramente assombrada. São a cara chapada um do outro!!!

A foto acima foi tirada há pouco mais de 30 anos, quando o Rui tinha cerca de um ano. E agora, algumas décadas passadas, esta expressão de sobrolho franzido renasceu no corpinho lindo e no rosto expressivo da nossa filha.

Revi todas as fotos dela e não consegui encontrar nenhuma em que a Borboleta estivesse com esta expressão, apesar de lha vermos com muita frequência. Culpa minha, obviamente, que tenho uma grande tendência para lhe querer captar mais o sorriso e o riso, do que propriamente esta expressão. Vou andar mais atenta, para a conseguir fotografar, de forma a fazer um novo post com as duas lado a lado.

Segundo consta, de mim ainda só herdou o (mau) feitio.

quarta-feira, agosto 30, 2006


MOTHER AND CHILD


Uma imagem diz mais que mil palavras! Neste quadro de Gustav Klimt tudo é tão claro e evidente: o amor, a entrega, a abnegação, a paz, o companheirismo, a cumplicidade, a união física mas que estravasa para o espiritual...
Desde que nasceste que percebi que nunca mais voltaria a estar sozinha. E sabes que mais? Isso é tão reconfortante. Para sempre terei o consolo dos teus sorrisos e, em breve, a solução nas tuas palavras.
Isto não é mais do que mais uma declaração do amor infinito que sinto por ti.

terça-feira, agosto 29, 2006

RELEMBRANDO OS DOIS PRIMEIROS MESES

Estas fotos vêm um pouco atrasadas, mas como se costuma dizer: mais vale tarde, do que nunca! Trata-se de um mural que fiz há algum tempo e que dizia respeito a uma selecção das melhores fotos da Adriana, desde o dia em que nasceu.
Era ainda muito pequenina, mas já cheia de presença e personalidade.
Foi há tão pouco tempo e parece que já passou uma eternidade! Correndo o risco de cair num lugar comum: o tempo passa mesmo a correr. Sinto já uma certa nostalgia quando me lembro dos primeiros tempos. O cuidado que tinhamos de ter quando lhe pegávamos, o choro desesperado antes de percebermos que andava cheia de fome, os olhos sempre esbugalhados, o seu espreguiçar quando a acordávamos à meia-noite para comer, a forma como se dobrava toda com cócegas nas costas...
Enfim, tanta coisa que vai ficar para sempre na minha memória!
Amo-te, Adriana!!!

UPGRADE
Passei a manhã a melhorar (do meu ponto de vista) a imagem do blog da princesa. Sendo eu uma leiga, acho que não me tenho safado mal, mas vendo bem, as alterações não passam de "mariquices". Não interessa! É giro e eu estou a gostar imenso de estar a aprender estas coisas aos poucos.
Ainda faltam algumas coisas. Aos poucos vamos lá chegando.

domingo, agosto 27, 2006

COMO FOI O NOSSO DIA

Foi descansadinho. Que bom! Acordámos por volta das 9. As mulheres da casa levantaram-se para tomar o pequeno-almoço, enquanto o Papi ficou a dormir mais um bocadinho, a gozar o último dia / manhã de férias.

Depois do pequeno-almoço, por aqui ficámos: eu no computador e a Adriana sentada na espreguiçadeira a ver televisão (não deve fazer nada bem, mas ela tem uma fixação...). O Papi acordou e fez-nos companhia. Algum tempo depois, a Bomboca adormeceu. De há alguns dias para cá, tema adormecido aqui. É bom, porque ela só dorme praticamente na cama dela ou nocarro. Gostava que se habituasse a dormir noutros sítios.

O almoço e a tarde correram como de costume e eu tive a possibilidade de dormir uma bela sesta enquanto o pai ficou em alerta. Depois do lanche e do banho, saímos. Primeiro fomos visitar os avós ao café. Foi a primeira vez que a Adriana lá foi e tantas pessoas juntas fizeram-lhe alguma confusão. Mas mesmo assim a experiência correu bem. Os avós estavam já com muitas saudades, apesar de não a verem apenas há uma semana.
Saídos dali, aí vamos nós a caminho da Ponte 25 de Abril. Fomos jantar a casa da tia Patrícia e do tio João. Também lá, a Borboletinha se portou bem. Só depois de comer a papa é que começou a rabujar um pouco porque estava cheia de sono e a sua caminha estava longe. Quando de lá saímos, estava tão cansada que ainda não tinhamos andado 500 metros e já ela dormia. Em casa, deitámo-la e lá ficou a dormir.
Ainda bem que ela reage bem às alterações na sua rotina diária. É que assim, vamos podemos fazer algumas das coisas que faziamos antes dela nascer, se bem que o regresso a casa seja sempre mais cedo do que era habitualmente.

sábado, agosto 26, 2006


VACINAS
Photobucket - Video and Image Hosting
Ontem fomos ao Centro de Saúde para receber as vacinas dos 5 meses. Foram duas e as duas são contra alguns tipos de meningite. Uma delas faz parte do Plano Nacional de Vacinação e a outra (dada em quatro doses, tendo esta sido a segunda) é dada por nossa conta a conselho do pediatra.
A Adriana portou-se à altura. Largou um pequeno choro na primeira e não teria passado daí, se não tivesse havido uma segunda dose do mesmo. Aí sim, desatou a chorar. Ainda assim, não durou mais do que dois minutos. Quando saímos da sala das vacinas já tinha passado e já largava uns sorrisos.
Não me canso de repetir que esta miúda não existe! Possivelmente, todas as mães acham o mesmo dos seus filhos, mas não quero saber se estou a ser pretenciosa: a minha filha é mesmo especial e completamente fora de série!
Hoje passou o dia um pouquinho rabujenta e irritadiça, mas antes de lanchar demos-lhe um Ben U-Ron e quando acordou estava mais bem disposta. E apesar deste leve mal-estar, portou-se de forma exemplar enquanto estiveram cá em casa umas colegas de faculdade da mãe, com os respectivos maridos. Fartaram-se de lhe tecer elogios.

quinta-feira, agosto 24, 2006

A PRIMEIRA NOITE SEM A ADRIANA

Esta foi a primeira vez, desde que veio para casa, que a Adriana não dormiu debaixo do mesmo tecto que eu.

Em jeito de "test-drive" para o próximo fim-de-semana, em que vamos a um casamento bem no norte do país, para o qual julgamos ser algo difícil levá-la (pelo facto de ser muito pequena e ter uns horários muito certinhos), resolvemos deixá-la esta noite em casa dos avós para ver se ela dormia e comia bem, ou se estranharia a nossa ausência.
Não é que seja espanto algum, mas a verdade é que a experiência não podia ter corrido melhor. Até lá, ela dormiu das 21.30h até às 8 da manhã, sem acordar vez nenhuma.
E como é que nós vivemos a experiência? Bom, também não foi nada mau. Por um lado, estava com vontade de poder fazer um programinha como antigamente, mas a verdade é que já não é possível desligar totalmente. Ainda assim, fomos jantar fora e de seguida ao cinema. Foi mesmo bom, especialmente porque quando ligávamos para a avó, ela nos descansava, dizendo que estava tudo bem.
Esta manhã aproveitámos para fazer umas compras e fomos ter com ela depois do almoço. E não é que tivemos de esperar que a princesa acordasse durante quase duas horas?!! Pelos vistos não estava com tantas saudades nossas como nós dela... É muito senhora do seu nariz!
Quando acordou, brindou-nos com um daqueles sorrisos. Só me apetecia abraçá-la, apertá-la e dar-lhe milhões de beijos.
Há medida que o tempo foi passando, fui ficando com a sensação de que os sorrisos não eram tão abertos para mim, como eram para o papi ou para a avó. Impressão de mãe com peso na consciência? Pois, não sei. Só agora, mais para a noite, já em casa, é que me pareceu que ela estava a voltar ao normal comigo. O papi diz que são minhocas da minha cabeça. Não me sinto ser uma mãe possessiva ou obcecada e sou de opinião que devemos ir arranjando momentos para estar só com o maridão, ou para fazer programas com os amigos, mas não se consegue ficar indiferente à indiferença de um filho. Não foi o caso, mas...
Balanço final: é para repetir.

quarta-feira, agosto 23, 2006


A CONSULTA DOS 5 MESES

Ontem fomos visitar o Dr. e viemos de lá muito contentes.
Foram feitas as perguntas da praxe, às quais respondemos que estava tudo bem, e portanto também não havia dúvidas a esclarecer. Depois passámos aos controlos: comprimento, peso e perímetro cefálico. Percentil 50, no peso ("excelente recuperação", disse o Dr.), ligeiramente acima em relação ao cumprimento e foi chamada de cabeçuda devido ao tamanho do perímetro.
Mudámos o leite (à partida não será necessário continuar com o PDF - que era um leite com mais calorias - uma vez que já atingiu um bom peso) e vamos introduzir novos legumes na sopa. Supostamente hoje iriamos comer sopa de agrião, mas o papi confundiu o agrião com os espinafres (tem tudo a ver! LOL), portanto vamos continuar na sopa de feijão verde, mas substituimos a cenoura pela abóbora.
Depois de sairmos da consulta a mãe foi à ginástica e a Borboleta foi passear o papi para o Shopping (havia algumas compras a fazer). Contáram-me que fizeram sucesso, especialmente por causas dos olhos azuis. Este par de olhos vai ser a desgraça do pai dela, que não vai ter um segundo de descanso! Oh coitado!
ACONTECEU MESMO!!!


Na noite passada, a Bomboquinha dormiu toda a noite, na sua caminha, sem acordar uma única vez. Nem para pedir chucha! És tão boazinha para o papi e a mami!

Dormiu desde as 11 da noite (hora em que chegámos da casa de uns amigos) até às 8.30, hora em que a acordei para lhe dar o leite e a preparar para irmos à consulta dos cinco meses com o pediatra. Gosta mesmo de dormir!!! Tem a quem sair! LOL

Em relação à consulta, amanhã conto como foi.

segunda-feira, agosto 21, 2006

CINCO MESES - da mais pura felicidade
É verdade, há exactamente 5 meses, por esta hora, estava eu super nervosa na sala de partos a ser preparada para a cesariana. O tempo passa mesmo a correr!!! Especialmente para nós, imagino eu, que temos tido uma experiência fantástica.
Como tinha dito antes, estávamos prestes a experimentar pô-la a dormir no quarto dela. Sabem que mais? Já dormiu duas noites no seu quarto, na sua caminha e não houve qualquer dificuldade de adaptação. Correu tudo como se continuasse a dormir na sua pequena alcofa, mesmo ao lado da cama dos papás, tal como no primeiro dia em que veio para casa.
Às vezes acho que esta miúda não existe! É tão boazinha para nós: deixa-nos dormir noites inteiras, come que é uma maravilha, vai a "eventos sociais" e quase nem chora... Enfim, é uma bebé fora de série e nós somos os pais mais babados do mundo!
Esta manhã, aproveitando que o papi ainda está de férias, formos visitar umas lojas para comprar para o quarto dela uma estante. Agora que o quarto vai começar a ter uso a sério, precisamos de mais arrumação. Vimos umas coisas bem interessantes. Vamos lá a ver o que se decide.

sábado, agosto 19, 2006


JÁ VOLTÁMOS

Pois é! Duas semanas passadas e estamos finalmente em casa. É muito bom mudar de ares, mas também é sempre muito bom regressar. E nós regressámos cheias de novidades para contar.

A Borboleta deu-se muito bem em casa dos avós. Nem o calor abrasador da primeira semana a fez sentir-se mal. Continuou a comer e a dormir lindamente. Aliás, os sonos pareceram-me ser ainda melhores. Dava a ideia que o calor a amolecia. Mas, a verdade é que a ventoinha também não teve descanso e foi uma bela aliada para ajudar aos seus belos soninhos!

Nestes dias, para além de iniciarmos a sopa (como o papi tão bem documentou) iniciámos a fruta. Já experimentámos maçã, pêra, manga e papaia. As preferidas, curiosamente, são as tropicais. Delicia-se com a manga. Ainda assim, conseguiu arrancar-nos algumas gargalhadas com as expressões que fez ao experimentar estes novos sabores.

Também foi muito bom o facto de ter ultrapassado definitivamente aquelas crises de choro quando via as pessoas. Agora está super simpática: ri-se para toda a gente e vai ao colo de qualquer pessoa. Está mesmo linda! Fica evidente na foto, não fica? LOL

E qual foi a pergunta que mais ouvi durante estes dias? Sabem? "Ela tem olhos azuis, não tem? A quem é que sai?"
A novidade do dia é que esta é a primeira noite que vai dormir no seu quartinho. Neste momento já lá está e, à partida não haverá problema durante o resto da noite. Pelo menos assim esperamos. Vamos lá a ver! Achámos, eu e o papi, que era capaz de ser boa altura, até porque como ela dorme muito bem e raramente acorda, a mudança pode ser pacífica. Depois conto as novidades.
Momento do Dia: na viagem de regresso a casa, quase a chegar a Lisboa, a Bichinha acorda. A banda sonora era um qualquer Best Of dos Xutos. Não é que ela adorou a Casinha. Riu-se tanto enquanto eu cantava a música a olhar para ela!!!! Já repetimos a experiência, sem a música de fundo, e o resultado foi o mesmo. É um delírio.

domingo, agosto 06, 2006

PRIMEIRA SOPINHA

Mesmo de férias, a mamã não pára e pediu aqui ao papá para avisar a todos que a nossa borboletinha comeu hoje, pela primeira vez, não só um, nem dois, mas três pratos de sopa!!!
Foi um espetáculo! Ela gostou tanto que nem sequer sujou o babete!
Neste momento estão as duas nos Montes-da-Senhora e eu aqui nesta casa vazia... Mas para a semana eu vingo-me: estarei de férias e vou curtir a minha filhota a tempo inteiro!!!

sábado, agosto 05, 2006

FÉRIAS

Daqui a pouco mais de 2 horas vamos de férias. Eu e a "bichinha", porque o pai ainda tem mais uma semana de trabalho. Ah, pois é! Alguém tem de sustentar a família! Ainda assim, vai levar-nos lá.
Vamos para o interior do país, onde devem estar perto de 40 graus à sombra (LOL). Mas já estamos fartas de estar por aqui e lá sempre podemos passar algum tempo com os avós, que estão ansiosso por estar com a neta, especialmente depois daquele mês de stress, em que a Borboleta desatava a berrar quando via qualquer pessoa que não fosse eu ou pai.
Bom, então até ao nosse regresso, que será daqui a duas semanas.
Espero trazer muitas novidades e fotos lindas!!!!


PALAVRAS PARA QUÊ!!!

"À volta da fonte, um rumor líquido de água cristalina que corre, e o som brando de passos que se aproximam e afastam distraídos. Mãe e filha parecem ausentes, olham sem ver porque trocam cumplicidades, contam segredos e falam de coisas que mais ninguém entende. Dão a mão e ficam ainda mais alheias ao que se passa à sua volta. Como se, naquele instante, o mundo inteiro de dissolvesse e existissem apenas elas.

(...)
Caminham apressadas e não param até chegar ao hotel, onde acabarão o dia entre chás, mantas e conversas quentes. Por fim, a mãe adormece, exausta, e a filha cobre a linha dos seus ombros com o lençol branco. Fica esquecida a olhar o seu perfil repousado, o ondular doce dos seus cabelos encantados sobre a almofada e a medir a respiração lenta. E é embalada na perfeição daquele instante, em que vela pelo sono da mãe, que a filha adormece."

Laurinda Alves, Um dia atrás do outro
AS MELHORAS

Estão realmente a acontecer. Aquelas mal fadadas borbulhas, muito pequeninas mas com uma horrível cabeça branca a despontar, estão finalmente a desaparecer.

A loção que o médico recomendou quinta-feira pelo telefone começou logo a fazer efeito, mas ainda assim eu não estava descansada, especialmente porque hoje vamos de férias e eu estava com receio que a coisa não melhorasse ou voltasse a voltar (passe a redundância) em força. Assim, lá consegui que o pediatra nos atendesse. Disse que não era nada de grave, que não valia a pena ter parado as papas e receitou mais uma pomada.

Hoje começo a ver a borbulhas a cicatrizar e a vermelhidão a atenuar. Graças a Deus, ela continua bem disposta como de costume.

Agora dorme a sua sestinha matinal, depois de ter estado deitada na cama dela, no quarto dela a brincar com a dezena de peluche que lá estão, enquanto o mamã ia arrumando as coisas para irmos embora logo à tardinha.

Ontem, andámos o dia quase todo fora de casa. Saímos por volta do meio-dia e meio e voltámos por volta das onze da noite. Fomos jantar a casa da tia e da prima e portámo-nos muito bem. A Borboleta só não quis foi dormir depois do jantar; dormiu uma sestinha curta e acordou rabujenta. Porquê?! Porque continuava com sono, claro!

Quando chegámos a casa, comeu, deitou-se e, depois de alguma insistência (não foi muito grave) lá adormeceu. Acordou às 9 da manhã. É tão boa para a mamã!!! LOL

sexta-feira, agosto 04, 2006


AS NOVIDADES
Não são muito boas. Desde o início da semana que a Adriana está com o pescoço em muito mau estado. Super vermelho e, à medida que o tempo foi passando, começaram a aparecer umas borbulhinhas brancas.
Inicialmente pensava que era aquela inflamação, relativamente normal, relacionada com o calor, especialmente porque ela está cada vez mais gordinha e a pele do pescoço quase não respira, devido às preguinhas. No entanto, quarta-feira, essas tais borbulhas brancas começaram a ser cada vez mais e a vermelhidão começou a assustar-me. No início da semana comprei um creme para peles irritadas, mas a verdade é que não estava a fazer nada.
Na verdade, o caso era mais complicado do que eu imaginava: era uma alergia! Falei com o pediatra ontem, que me mandou comprar uma loção na farmácia, que me parece milagrosa. As borbulhas já desapareceram, apesar de ainda estar vermelho.
Entretanto, por auto-recriação, decidimos parar com a papa e não iniciar a sopa. Acho que a alergia deve ser a uma das papas que lhe tenho dado. Agora quero que ela fique boa novamente para voltar a experimentar.
É evidente que a coisa não é gravíssima, mas é incomodativa e fazia impressão.
A nossa bebé é que lida com isto estoicamente: só rabuja quando a estou a limpar para aplicar o creme. Tem-se portado lindamente, como é costume.
Esta foto permite perceber, acho eu, o estado em que ela estava.
O RAIO DA INTERNET!!!

Que seca! Dois dias sem internet! Como é que é possível? Vamos lá ver se veio para ficar...
A nossa ausência deveu-se a questões de ordem logística. Desde quarta-feira à hora do almoço que deixei de ter ligação. Isso implicou que não pudesse contar as novidades.