segunda-feira, dezembro 04, 2006

COMPORTAMENTOS ESTRANHOS, ou talvez não...

A Adriana hoje esteve muito estranha. Desde manhã que não pode ficar um segundo sozinha. Se tal coisa acontece é vê-la chorar desalmadamente, como se estivesse a ser sujeita à maior das torturas. As lágrimas escorrem-lhe cara a baixo, ela soluça e chega a engasgar-se. Há pouco, depois do jantar, chegámos a pensar que vinha tudo para fora.

Quando cheguei a casa, já os meus dois amores cá estavam. O Bombonzinho tinha acabado de tomar banho e o Papi contou-me da birra que ela tinha feito, enquanto ele preparava a casa-de-banho. Ainda assim, eu não fazia ideia da dimensão da coisa. Pouco tempo depois, acabei por perceber aquilo de que se falava. O facto de um de nós desaparecer do campo de visão dela, era suficiente para que ela desatasse a chorar, só se calando quando lhe pegávamos ao colo.

O que é que se terá passado?

Hipótese 1: habituou-se ao colo e passa todo o tempo acompanhada durante o dia (pela avó e pela bisa), o que faz com que se ressinta quando, à noite, não está sempre alguém por perto;

Hipótese 2: está a sofrer de alguma mazelazita, tipo dentes, o que faz com que esteja mais carente e a precisar de colo;

Hipótese 3 (e a mais viável): está a ressentir-se da nossa ausência durante o fim-de-semana.

Eu e o Rui tinhamos combinado com os nossos compadres irmos passar o fim-de-semana a uma estância de ski, como preparação para a semana da Páscoa. Isso acabou por não se proporcionar por não haver neve, mas acabámos por aproveitar para relaxar, com direito a massagens e tudo. Tinhamos conversado (eu e o Rui) e decidido não levar a Adriana. Primeiro porque não poderíamos fazer o que combinámos, segundo porque aproveitávamos para descansar e terceiro porque ambos somos de opinião (que é contrária à da maioria das pessoas) de que as crianças se devem habituar a estar com outras pessoas para além dos pais, para que os pais possam ter tempo para eles próprios, sem as preocupações inerentes a uma criança pequena (algum egoísmo da minha parte, talvez...).

Se até agora, as coisas sempre correram bem, desta vez temos de pensar um pouco sobre a situação. Fartámo-nos de ligar para saber como ela estava e a avó dizia que estava tudo bem, como de costume. Ontem, quando regressámos, recebeu-nos com sorrisos. Mas a verdade, é que hoje parece ter receio que nos vamos embora outra vez.

Acredito que as coisas voltem ao normal, porque hoje quando a deitei, não chorou, mesmo tendo percebido que a deixei sozinha. No entanto, o meu coração fica pequenino só de pensar que ela tem medo que a deixemos só.

6 Comments:

Blogger T. said...

Oi
Acho que a borboletinha está a entrar na fase de sofrer de ansiedade de separação!!! É normal mas eles ficam muito desesperados, têm medo de nos perder, mas passa!! :o))
beijinhos

05 dezembro, 2006 00:24  
Anonymous Anónimo said...

Tão certo é os bebés sorrirem para todos aos 3 meses como fecharem o sorriso ao 8º mês. Há-de reparar que ela está mais "estranha" com todos excepto contigo e com o pai. é mesmo assim, é normal, provavelmente quer dizer que está a tomar consciência do seu lugar na vida da mãe/da família. Está a pensar (emocionalmente claro).
O Benjamim também passou por essa fase, parecia um "cata-vento" seguindo-nos com o olher para todo o lado, não permitindo "intrusos"... LOL
Esta relação intensa de amor daqui a pouco ganhará significados, tranquilizando-a, depois volta, depois vai embora, depois volta... sempre e quando for necessário ela precisa de saber que tu/vocês estão sempre lá para ela, com a devida segurança.
Não estarem sempre lá, também a ajuda a lidar com a frustração, o que é diferente de nunca lá estarem, porque isso é abandono.
As vossas saídas como casal pontuais são bem necessárias, e ajuda-a a lidar com a frustração.
Beijinho

05 dezembro, 2006 11:46  
Anonymous Anónimo said...

A minha querida sobrinha!!!
Quando era criança tive uma fase em que chorava sem parar, e escondia-me num canto, quando a minha mãe se aproximava eu comportava-me como um bicho assustado. Até hoje ninguém consegue explicar o que era aquilo, mas passou.
Tudo passa, e a querida Adriana ficará bem.
Beijos enormes e fortes

07 dezembro, 2006 14:07  
Anonymous Anónimo said...

Olá
Posso dizer que o meu filho está mal habituado, assim como eu LOL! visto estarmos quase sempre juntos (até a dormir). Ele é uma criança que está bem com toda a gente e uando digo toda a gente é mesmo assim é do tipo super social, mas quando fui a um congresso de 3 dias e na semana seguinte a uma formação de 3 dias em que não dormiu comigo e passava as quase 24h do dia sem mim (uma vez que saia de casa às 6 da manha e voltava às 22-23h)notei uma mudança nele, um maior apego, muita facilidade em chorar sempre que deixava de me ver muita vontade de colo da mamã... senti-me um pouco mãe desnaturada. Mas agora voltou tudo ao normal :)
beijinho
Cris

07 dezembro, 2006 18:36  
Blogger zeliaevora said...

é uma fase... depois passa:)

bjs
Zelia

07 dezembro, 2006 22:46  
Anonymous Anónimo said...

Para a próxima fica comigo :)

18 dezembro, 2006 00:12  

Enviar um comentário

<< Home