domingo, dezembro 31, 2006


PASSAGEM DO ANO
(Carlos Drummond de Andrade)

O último dia do ano
não é o último dia do tempo.
Outros dias virão e novas coxas e ventres
te comunicarão o calor da vida.
Beijarás bocas, rasgarás papéis, farás viagens
e tantas celebrações de aniversário,
formatura, promoção, glória,
doce morte com sinfonia e coral,
que o tempo ficará repleto
e não ouvirás o clamor, os irreparáveis uivos do lobo, na solidão.

O último dia do tempo
não é o último dia de tudo.
Fica sempre uma franja de vida
onde se sentam dois homens.
Um homem e seu contrário,
uma mulher e seu pé,
um corpo e sua memória,
um olho e seu brilho,
uma voz e seu eco,
e quem sabe até se Deus...

Recebe com simplicidade
este presente do acaso.
Mereceste viver mais um ano.
Desejarias viver sempre
e esgotar a borra dos séculos.
Teu pai morreu, teu avô também.
Em ti mesmo muita coisa já expirou,
outras espreitam a morte, mas estás vivo.
Ainda uma vez estás vivo,
e de copo na mão esperas amanhecer.

O recurso de se embriagar
O recurso da dança e do grito,
o recurso da bola colorida,
o recurso de Kant e da poesia,
todos eles... e nenhum resolve.

Surge a manhã de um novo ano.
As coisas estão limpas, ordenadas.
O corpo gasto renova-se em espuma.
Todos os sentidos alerta funcionam.
A boca está comendo vida.
A boca está entupida de vida,
A vida escorre da boca,
lambuza as mãos, a calçada.
A vida é gorda, oleosa, mortal, sub-reptícia.
Que 2007 seja um excelente ano para todos!!!

10 Comments:

Blogger RB said...

Um excelente ano para voces!!!
um beijo grande

31 dezembro, 2006 14:46  
Blogger T. said...

Feliz 2007!!
Beijinhos

31 dezembro, 2006 15:43  
Anonymous Anónimo said...

Um excelente 2007 para vocês e desejo-vos tudo de bom
Beijos grandes para os 3

01 janeiro, 2007 19:15  
Blogger María said...

Passei aqui e reparei que vivemos na mesma zona!! Aproveito para vos desejar um Feliz Ano Novo e para te dizer o óbvio: tens uma filha linda!! Bjnhos

02 janeiro, 2007 12:30  
Blogger RB said...

excelente poema, que me revejo...
um beijo para ti

02 janeiro, 2007 23:53  
Anonymous Anónimo said...

Desejo-vos um excelente ano 2007
beijinho

03 janeiro, 2007 18:47  
Anonymous Anónimo said...

Um Bom Natal (atrasados...)

Beijinhos

Cristina

04 janeiro, 2007 19:35  
Blogger Catarina said...

olá!Feliz ano novo!
Acabei de ler o teu comentario no meu blog,e fiquei surpreendida por morares no bairro aonde eu tenho a loja(como o mundo é pequeno) e por acaso eu ainda não tinha deixado nenhum comentario no teu blog,mas ja descobri como é que tu foste a mim...é que eu tenho uma grande amiga"María" que deixou um comentario no teu blog e tu ao entrares foste pesquisar e foi lá me encontras-te:):):)
Mas nada é por acaso, adorei o teu blog e a tua borboleta é LINDAAAAAAAAAAAAA
beijocas gandes
Catarina

05 janeiro, 2007 20:41  
Blogger sandra said...

Um excelente 2007 cheio de novas surpresas e conquistas proporcionadas, claro está, pela tua mais-que-tudo!Aguardo ansiosamente o dia dos 1ºs passos!

05 janeiro, 2007 22:56  
Blogger Susana Fonseca said...

Aguardo com ansiedade o dia em que levarei a minha sobrinha à discoteca! LOL!

10 janeiro, 2007 19:41  

Enviar um comentário

<< Home